-
Arquitetos: en-route-architecture
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mariana Bisti
-
Fabricantes: AutoDesk, Berker, McNeel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa diagonal é uma casa de verão situada dentro de uma área natural isolada da ilha grega Cíclades de Kea. As fortes variações topográficas da paisagem representam ao mesmo tempo a fonte conceitual e a diretriz da ideia arquitetônica.
A casa, oblíqua ao declive da topografia, é organizada como uma praça subdividida com espaços fechados e abertos. Janelas e elementos estruturais criam molduras cinematográficas do Mar Egeu e das ilhas vizinhas. Devido à topografia íngreme, a parte de trás da casa está submersa, enquanto sua frente está orientada para a vista principal. Dessa maneira, a casa fica protegida de condições climáticas adversas, como altas temperaturas e ventos fortes. Todas as áreas de apoio da casa, como banheiros e cozinha, são colocadas na parte traseira, permitindo o movimento livre no interior da casa e desobstruindo as vistas dentro para a paisagem.
O uso do concreto aparente como moldura estrutural e visual pretende ser uma interpretação contemporânea de uma casa de pedra tradicional. Essa reinterpretação das técnicas tradicionais de construção também está relacionada à integração de técnicas ativas e passivas de aquecimento, resfriamento e geração de energia. Tais técnicas permitem assim um alto grau de eficiência energética e independência. Pequenas janelas se opõem a grandes aberturas com persianas operáveis que estão nos pátios e quartos.
Esta justaposição permite a canalização da ventilação cruzada dos ventos predominantes através dos espaços fechados e abertos. Assim, mantendo a casa fresca durante todo o ano e quente durante os períodos mais frios. O telhado da casa é usado para coletar a água da chuva em tanques submersos que são reutilizados na casa como água filtrada. Os painéis solares foram projetados para serem escondidos na paisagem para produzir energia suficiente para manter a casa funcionando independentemente do acesso à rede.
A casa diagonal faz parte de uma trilogia arquitetônica, composta por casas paralelas, diagonais e perpendiculares. Esta trilogia baseia-se num estudo sobre como as residências de veraneio com os espaços mínimos necessários podem relacionar-se com o seu contexto imediato de uma forma simples e ao mesmo tempo cativante. O estudo representa, portanto, uma iteração de três casas mínimas, cada uma com uma relação ótima e ainda diferente com sua topografia e paisagem específicas.
Até agora, a casa diagonal e a casa paralela foram concluídas com sucesso, enquanto a casa perpendicular está em preparação para a construção. Semelhante ao projeto das outras casas, a casa diagonal foi concebida e construída como um contraste forte e impacto mínimo na paisagem. Através desse contraste e da incorporação de princípios ocultos, o foco é colocado na experiência máxima da própria paisagem.